segunda-feira, 16 de setembro de 2013
sexta-feira, 13 de setembro de 2013
CORES E SENSAÇÕES
A aula de Artes Visuais para
os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, ministrada pela professora Miriam
Prado, começou com um trecho do livro "Cores e Formas - A segunda metade do século XX", da Coleção História da Arte Brasileira para
Crianças, de Nereide Schilaro Santa Rosa: "Nós vivemos em um mundo
multicolorido, tal como um arco-íris. As cores nos cercam e nos encantam".
Perceber a influência
emocional das cores e identificar sensações visuais provocadas pela diversidade
delas foram as habilidades desenvolvidas nesse trabalho que teve como objetivo realizar
a expressão artística de maneira lúdica e criativa.
Além dos alunos vivenciarem
toda a magia que as cores podem oferecer, eles conheceram obras de importantes
artistas como: Antonio Bandeira, Aldemir Martins, Takashi Fukushima, Manabu Mabe,
Tomie Ohtake, Lygia Clark, Ivan Serpa, Waldemar Cordeiro, Alfredo Volpi, Rubem
Valentim, Franz Weissmann, Hélio Oiticica e Frans Krajcberg, entre outros. E, dessa
maneira, puderam apropriar-se da linguagem visual para um fazer
artístico contextualizado.
quarta-feira, 4 de setembro de 2013
terça-feira, 3 de setembro de 2013
LIGA PELA PAZ
Liga
pela Paz é um projeto da SME que tem como objetivo geral “desenvolver a cultura de paz
por meio da educação emocional e social para educadores e educandos dos anos
iniciais do ensino Fundamental. Contribuir para a aceitação da diversidade, da
tolerância com as diferenças, da compreensão, do respeito, da cooperação, da
compaixão e da solidariedade na perspectiva do desenvolvimento humano em geral,
e em particular, da educação para a paz e não violência nas escolas e nas
famílias, com planejamento e ações fundamentadas na consciência da complexidade
e alicerçadas nos princípios da convivência pacífica” e está sendo desenvolvido
na escola pela professora Talita Cezar.
sexta-feira, 23 de agosto de 2013
FESTIVAL VISÕES PERIFÉRICAS 2013 – 7ª EDIÇÃO
No
dia 21/08, os alunos da escola assistiram à mostra informativa que reúne filmes realizados por crianças e adolescentes ou que abordam temas do universo infantil, intitulada PERIFERIA ANIMADA,
do Festival Visões Periféricas 2013, no Oi Futuro Ipanema. A programação incluía os filmes:
“Terra,
cuide dessa bola”, “Óculos mágicos”, “À sombra da Mucuri”, "Julieta de
bicicleta”, “O cangaceiro”, “Sonho”, “O macaco e o rabo”, “Eram os deuses extraterrestres?”, "La luna", "Mundo eléctrico" e "El susto". A plateia delirou!
terça-feira, 13 de agosto de 2013
terça-feira, 6 de agosto de 2013
“A FONTE DOS DESEJOS”, roteiro e ensaio da primeira cena
“A FONTE DOS DESEJOS”, um
filme com roteiro e direção da aluna Alana Paula de Lana Silva da turma 1601,
integra as ações desenvolvidas pelas professoras articuladoras Miriam Prado e
Priscila Miranda do projeto CINECLUBE NAS ESCOLAS, da Gerência de Mídia e
Educação da SME, no CIEP Presidente João Goulart. Abaixo, a primeira cena do
roteiro, com o respectivo ensaio.
"Roteiro do filme: “A FONTE DOS DESEJOS”
Personagens:
Lobo: Weslley Victor
Laurindo da Silva
Narradora: Alana Paula de
Lana Silva
Irmãs: Lohane Fernanda de
Moura, Ana Beatriz Lima de Carvalho.
Caçadores: Lailson Lima da
Silva, João Victor Ferreira Costa.
Madrasta: Jennifer Oliveira Correia
Perdidas na floresta: Kayssa
da Silva Ferreira, Thais do Nascimento Sousa
Piratas: Wallace Calixto
Silva, Matheus Gonçalves Francisco
(Resumo
da 1ª cena)
Plano
geral
Narradora:
Em
um belo dia, duas irmãs faziam o trabalho de casa. Quem cuidava delas era uma
rainha muito má, que exigia muito delas. As coitadinhas nem tinham tempo de
descansar direito.
Lohane:
“Quer um chá?”
Ana
Beatriz: “Ou talvez um bolo?”
Jennifer:
“Não! Não! Hoje estou estressadíssima!"
Ana Beatriz
: “Isso não é novidade.”
Jennifer:
“Ora bolas, parem de encher meu saco e vão fazer algo de útil!”
Lohane
(a Rainha): “Vou sim!”
Ana
Beatriz: “Sim, Rainha!”
Elas saem de cena.
Segue o link do primeiro ensaio:
Assinar:
Postagens (Atom)


