terça-feira, 8 de outubro de 2013

"SHOW DE ESTRELAS"

“Se as coisas são inatingíveis... ora!
Não é motivo para não querê-las...
Que tristes os caminhos, se não fora
A presença distante das estrelas!”

Poema: Mario Quintana


 “Show de estrelas” 

Ilustração de Emmilly Vitória - Turma 1301

terça-feira, 1 de outubro de 2013

“A PRIMAVERA É LINDA!”, “ÁRVORES E FLORES” E “EU AMO AS FLORES” – PROJETO ILUSTRAÇÃO É POESIA

Ilustrar e ler poema ou ler poema e ilustrar? Tanto faz, o importante é usar a criatividade com inspiração. Nesse divertido exercício que despertou o interesse da turma da professora Marion, nas aulas de Artes Visuais da professora Miriam Prado, todo resultado e toda descoberta são comemorados com muita vibração. E viva a poesia na vida!

"A PRIMAVERA"

Poema: Olavo Bilac

"Coro das quatro estações:
Cantemos! Fora a tristeza!
Saudemos a luz do dia:
Saudemos a Natureza!
Já nos voltou a alegria!
A Primavera:
Eu sou a Primavera!
Está limpa a atmosfera,
E o sol brilha sem véu!
Todos os passarinhos
Já saem dos seus ninhos,
Voando pelo céu.
Há risos na cascata,
Nos lagos e na mata,
Na serra e no vergel:
Andam os beija-flores
Pousando sobre as flores,
Sugando-lhes o mel.
Dou vida aos verdes ramos,
Dou voz aos gaturamos
E paz aos corações;
Cubro as paredes de hera;
Eu sou a Primavera,
A flor das estações!
Coro das quatro estações:
Cantemos! Fora a tristeza!
Saudemos a luz do dia:
Saudemos a Natureza!
Já nos voltou a alegria!"


"A Primavera é linda!"

Ilustração de Emmilly Vitória – Turma 1301



"Árvores e flores"

Ilustração de Calinni – Turma 1301




“Eu amo as flores”

Ilustração de Lana – Turma 1301

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

AMAZÔNIA

No dia 05 de setembro de 1805, D. Pedro I criou a Província do Amazonas e para celebrar essa data, os alunos da professora Tânia Amaral (1201) confeccionaram um mural com trabalhos sobre a Amazônia. As atividades desenvolvidas para a produção desse mural foram:
. Os alunos assistiram ao vídeo do Globo Repórter sobre a Amazônia;
. Foi realizado um debate para eles entenderem melhor como vivem os animais, como preservar a natureza, entre outras questões;
. Após o debate, os alunos desenharam os diferentes temas abordados sobre a Amazônia.


sexta-feira, 13 de setembro de 2013

CORES E SENSAÇÕES

A aula de Artes Visuais para os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, ministrada pela professora Miriam Prado, começou com um trecho do livro "Cores e Formas - A segunda metade do século XX", da Coleção História da Arte Brasileira para Crianças, de Nereide Schilaro Santa Rosa: "Nós vivemos em um mundo multicolorido, tal como um arco-íris. As cores nos cercam e nos encantam".
Perceber a influência emocional das cores e identificar sensações visuais provocadas pela diversidade delas foram as habilidades desenvolvidas nesse trabalho que teve como objetivo realizar a expressão artística de maneira lúdica e criativa.
Além dos alunos vivenciarem toda a magia que as cores podem oferecer, eles conheceram obras de importantes artistas como: Antonio Bandeira, Aldemir Martins, Takashi Fukushima, Manabu Mabe, Tomie Ohtake, Lygia Clark, Ivan Serpa, Waldemar Cordeiro, Alfredo Volpi, Rubem Valentim, Franz Weissmann, Hélio Oiticica e Frans Krajcberg, entre outros. E, dessa maneira, puderam apropriar-se da linguagem visual para um fazer artístico contextualizado.
 




terça-feira, 3 de setembro de 2013

LIGA PELA PAZ

Liga pela Paz é um projeto da SME que tem como objetivo geral “desenvolver a cultura de paz por meio da educação emocional e social para educadores e educandos dos anos iniciais do ensino Fundamental. Contribuir para a aceitação da diversidade, da tolerância com as diferenças, da compreensão, do respeito, da cooperação, da compaixão e da solidariedade na perspectiva do desenvolvimento humano em geral, e em particular, da educação para a paz e não violência nas escolas e nas famílias, com planejamento e ações fundamentadas na consciência da complexidade e alicerçadas nos princípios da convivência pacífica” e está sendo desenvolvido na escola pela professora Talita Cezar.