terça-feira, 24 de novembro de 2015

PÃO DE AÇUCAR

No dia 19 de novembro, os alunos do 5º e 6º anos, acompanhados das professoras Elaine, Stael, Jaqueline e do agente educador Carlos, visitaram o Pão de Açúcar, "um complexo de morros localizado no bairro da Urca e composto pelo morro do Pão de Açúcar (que dá nome ao complexo), morro da Urca e morro da Babilônia. Junto com a estátua do Cristo Redentor é o maior cartão-postal da cidade do Rio de Janeiro e um dos mais famosos do Brasil. Pelas características únicas, margeado pelas águas da baía de Guanabara, constitui-se em uma referência turística internacional para a cidade.
Possui como atração complementar o passeio de teleférico, interligando a Praia Vermelha e o Morro da Urca ao Pão de Açúcar. Conhecido como Bondinho do Pão de Açúcar, o teleférico foi idealizado em 1908 e inaugurado em 1912, tornando-se o primeiro teleférico instalado no país e o terceiro do mundo. Nesses mais de noventa anos de existência, já transportou mais de trinta milhões de pessoas. Na última estação do bondinho tem-se a vista panorâmica das cidades do Rio de Janeiro e de Niterói".















terça-feira, 27 de outubro de 2015

OI FUTURO IPANEMA

Mais uma ação em consonância com o Projeto Político Pedagógico, os alunos da 1201 foram assistir ao filme Piratas Pirados no Oi Futuro Ipanema, acompanhados pela professora Francisca.


terça-feira, 11 de agosto de 2015

CENTRO DE ESTUDOS INTEGRAL












PLANETÁRIO SOCIAL EM SANTA CRUZ

No dia 10 de junho de 2015, os alunos da escola visitaram o Planetário Social em Santa Cruz, acompanhados dos professores das turmas.

"O projeto Planetário Social foi concebido com a proposta de possibilitar o acesso das classes menos favorecidas da população carioca às atividades da Fundação Planetário da Cidade do Rio de Janeiro, cuja vocação está direcionada para divulgação da Astronomia e ciências afins.

Sua proposta tem o objetivo de facilitar a compreensão da Astronomia, quanto ciência, para grupos de pessoas de instituições assistenciais visitantes e ao mesmo tempo dispor do espaço externo da Fundação para apresentação de atividades artísticas das mesmas.

O processo de inclusão se dá através da interação das atividades do Planetário e das instituições assistenciais previamente selecionadas para participarem do projeto. As instituições participantes tem gratuitamente o direito a visitação às Exposição Temporária e Sessão de Cúpula. 

Desse modo, em parceria com as instituições somadas ao objetivo de contribuir para a inclusão social e ampliar o acesso ao mundo da Astronomia e suas ciências, a Fundação busca desenvolver esse projeto para alcançar uma parte da população da cidade do Rio de Janeiro que não tem o hábito de frequentar os espaços da instituição."




UPP CANTAGALO/PAVÃO/PAVÃOZINHO

Atividade de entrosamento entre a UPP e o alunos da escola, desenvolvida no dia 07 de agosto.











terça-feira, 30 de junho de 2015

COLAGEM SURREALISTA

Trabalhos realizados pelas turmas 1501, 1502 e 1601, sob a orientação da professora Ana Laura, de Artes Visuais.

A “colagem surrealista é uma técnica na qual as imagens são reunidas aleatoriamente e ao acaso, criando uma justaposição de figuras desconexas, que resultam em associações que parecem impossíveis”.

“Esse método de criação desliza nas águas mágicas da irrealidade, do humor, do absurdo e do contraditório, desprezando a realidade concreta e mergulhando na esfera da absoluta liberdade de criação”.



sexta-feira, 26 de junho de 2015

OFICINA DE MANICURE ARTÍSTICA

A Oficina de Manicure Artística foi criada pela professora Miriam Prado, de Artes Visuais, com o objetivo de combater os constantes conflitos, que na maioria das vezes culminavam com agressões físicas, entre as meninas do 3º ano da escola, mais especificamente da turma 1301.

A ideia é trabalhar com os opostos atacar X cuidar, mostrando a outra forma de se relacionar, pacífica e saudável, pouco estimulada no ambiente de violência vivido por essas alunas.

O resultado da empreitada está sendo um sucesso, pois além de melhorar a autoestima e o relacionamento entre as meninas, elas também estão desenvolvendo o espírito de cooperação, o respeito, o senso estético, habilidades e exercendo a criatividade.