sábado, 18 de maio de 2013

QUEM FOI CANDIDO PORTINARI?

Os alunos das turmas 1501 e 1502 fizeram uma interessante releitura da obra de Candido Portinari, baseada nas telas cuja temática se insere na série que o artista denominou de brincadeiras de criança, sob orientação da professora Ana Laura.



terça-feira, 14 de maio de 2013

DIA DAS MÃES

Os trabalhos produzidos pelos alunos das professoras Elaine de Souza Sant Ana (1501) e Stael Borges Lopes (1502) para o Dia das Mães fizeram o maior sucesso na escola. 






terça-feira, 30 de abril de 2013

FIGURAS GEOMÉTRICAS - OS ARTISTAS E SUAS OBRAS

Mural com os trabalhos dos alunos, produzido pelas professoras Elaine de Souza Sant Ana (1501) e Stael Borges Lopes (1502). Vejam que maravilha:


PROJETO PÁSCOA

Os alunos da professora Claudia Daudt Polido pintaram cascas de ovos com têmpera, que foram recheadas com carapinha de amendoins para presentear a família. Fizeram cartões com recorte, colagem e pintura. Depois, exploraram a receita e levaram também para casa.
Pesquisaram na internet a lenda dos ovos, que explica esta tradição de origem germânica de enfeitar ovos de galinha para comemorar a Páscoa.
Através de um glossário alfabetizador da história "O coelhinho que não era de Páscoa", as crianças criaram uma história coletivamente. Depois, ouviram o livro em uma contação na Internet, e também assistiram um teatro de uma escola sobre este mesmo livro. Compararam a história criada pela turma com a história original, viram as semelhanças, diferenças, personagens principais e coadjuvantes, local onde se passa, etc.




segunda-feira, 29 de abril de 2013

"SEREIAS E TUBARÕES"

"Sereias e Tubarões" é o tema do projeto desenvolvido pela professora Claudia Daudt Polido, com os alunos da turma do projeto REALFABETIZAÇÃO.
O tema do projeto foi escolhido por votação dentre várias sugestões levantadas pelos alunos. A ideia principal era despertar nos alunos o interesse pela pesquisa e aprendizagens de variados assuntos, e fazer com que percebessem a importância da escrita neste processo de construir novos conhecimentos.
 Fomos à sala de leitura buscar material de pesquisa, onde os alunos selecionaram através de imagens e das palavras principais os livros e revistas que seriam de nosso interesse. Levados para a sala, fizemos várias rodas de leitura, excluindo os materiais que não contemplavam o tema proposto e fazendo alguns registros através de escrita coletiva e desenhos do que íamos aprendendo.
Algumas histórias infantis ligadas ao tema foram lidas e exploradas, como versões diferentes de "A pequena sereia", "Iara", "Iara e o chamado das águas", a lenda do "Boto rosa" (vimos que o boto é um alimento do tubarão, e que é um mamífero), "Dudu, amigo do mar" e "Tubarão Nanando".
Os conhecimentos adquiridos foram organizados em um livro sobre tubarões e um painel do fundo do mar, onde os alunos escreveram, dentro de "conchas", o que aprenderam.
No dia da reunião, os pais apreciaram o painel pronto.




MUITA DIVERSÃO!

Atividade desenvolvida pela professora Adriana B. da Silva, de Artes Visuais, com os alunos do E.I.


sábado, 27 de abril de 2013

NO CORAÇÃO DA SELVA

Trabalho de releitura do livro "No Coração da Selva", produzido pelos alunos da turma do E.I. da professora Cynthia de Souza Beserra.