Mural com trabalhos de criação dos alunos com TANGRAM, produzido pelas
professoras Elaine de Souza Sant Ana (1501) e Stael Borges Lopes (1502).
“Tangram é um quebra-cabeça chinês formado por 7
peças (5 triângulos, 1 quadrado e 1 paralelogramo) Com essas peças podemos formar
várias figuras, utilizando todas elas sem sobrepô-las. Segundo a Enciclopédia
do Tangram é possível montar mais de 1700 figuras com as 7 peças.
Esse quebra-cabeça, também conhecido como jogo das
sete peças, é utilizado pelos professores de matemática como instrumento
facilitador da compreensão das formas geométricas. Além de facilitar o estudo
da geometria, ele desenvolve a criatividade e o raciocínio lógico, que também
são fundamentais para o estudo da matemática.
Não se sabe ao certo como surgiu o Tangram, apesar
de haver várias lendas sobre sua origem. Uma diz que uma pedra preciosa se
desfez em sete pedaços, e com elas era possível formar várias formas, tais como
animais , plantas e pessoas. Outra diz que um imperador deixou um espelho
quadrado cair, e este se desfez em 7 pedaços que poderiam ser usados para
formar várias figuras.
Segundo alguns, o nome Tangram vem da palavra
inglesa "trangam", de significado "puzzle" ou
"buginganga". Outros dizem que a palavra vem da dinastia chinesa
Tang, ou até do barco cantonês "Tanka", onde mulheres entretinham os
marinheiros americanos. Na Ásia o jogo é chamado de "Sete placas da
Sabedoria".
O tangram é um jogo que se originou na China e aos
poucos foi chegando ao Brasil, e com isso os povos inventaram desenhos com as
sete peças.”
Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.
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